CONGRESSO NACIONAL DE PEDIATRIA

Cursos Pré-congresso

Curso
1

Actualizações em Pediatria

Coordenação: Amélia Cavaco

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 09.00 SALA TAVIRA PISO 2 100 € 25.00

Objetivos

 

Este programa foi concebido como uma revisão e atualização geral em tópicos pediátricos, de relevância na prática clínica diária abrangendo temas relacionados com a promoção de saúde infantil, problemáticas da adolescência, resolução de problemas em situações clínicas comuns em Pediatria e condução prática de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. O curso destina-se a Pediatras, Internos de Pediatria, Médicos de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde cuja área de actuação seja a saúde da criança.

 

09.00
Moderador: Mónica Oliva
Nutrição Infantil - o que há de novo
António Guerra
Situações dermatológicas em consulta de urgência
Gustavo Januário
A Criança que cresce mal
Rute Neves
11.00 INTERVALO
11.20
Moderador: João Estrada
Tosse
Teresa Bandeira
Adolescentes - a sexualidade e contracepção
Elisabete Santos
Repercussões hematológicas das doenças sistémicas
Anabela Ferrão
13.00 ALMOÇO
14.00
Moderador: José Guimarães
Radiografia do Toráx
Maria José Noruegas
Terapêutica inalatória
Celeste Barreto
16.00 INTERVALO
16.20
Moderador: Amélia Cavaco
Novas Vacinas
Fernanda Rodrigues
Claudicaçao da marcha em idade Pediátrica
Cristina Alves
18.20 Avaliação
18.50 Encerramento

Curso
2

Neonatologia para Internos de Pediatria

Coordenação: Rosalina Barroso

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 09.00 SALAS LAGOS PISO 0 35 € 35.00

Objetivos

 

Destinado preferencialmente a internos de pediatria dos últimos anos do internato, este curso teórico-prático aborda temas de medicina perinatal essenciais na formação em Neonatologia. Pretende-se que o curso seja interativo com apresentação de casos clínicos e cenários práticos. Avaliação final quantitativa (escolha múltipla), aprovação: > 70%.

 

Pretende-se que no final do curso os internos tenham capacidade para:

1) Avaliação de fatores de risco perinatal (história clínica, CTG e perfil biofísico).

2) Antecipação de necessidade de reanimação, equipamento necessário e particularidades da reanimação de acordo com idade gestacional.

3) Mecanismos fisiopatológicos, estabilização na sala de partos, transporte e tratamento de RN com asfixia perinatal.

4) Nutrição entérica do RN de termo e pré termo, vitaminas e metabolismo fosfocálcico.

5) Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido base nas diferentes idades gestacionais incluindo alterações iónicas.

6) Indicações, limitações e prescrição de nutrição parentérica.

 

09.00
Obstetrícia para futuros pediatras
Ana Cunha
Reanimação no RN de termo e pré-termo
Almerinda Pereira
11.00 INTERVALO
11.30
Asfixia perinatal - da sala de partos à hipotermia
Cristina Matos
Nutrição entérica, vitaminas e minerais
Israel Macedo
13.30 ALMOÇO
14.30
Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido base
Henrique Soares
Nutrição parentérica
Luis Pereira da Silva
16.30 INTERVALO
17.00
Casos clínicos e cenários práticos
José Luis Nunes
Carmen Carvalho
18.00 Avaliação
19.00 Encerramento

Curso
3

Ética

Coordenação: Rosário Stone

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 09.00 SALA MONCHIQUE PISO 0 25 € 20.00

Objetivos

 

Reflectir sobre a informação obtida e melhorar, de uma perspectiva ética, o conhecimento e a prática clínica.

 

09.00
I - FUNDAMENTOS
Moderador: Filipe Almeida
Princípios
Filipe Almeida
Aspectos legais
André Pereira
Consentimento informado
Rosário Stone
11.00 INTERVALO
11.30
II - PRÁTICA
Moderador: Maria Céu Machado
Apreciação de situações concretas
Filipe Almeida
André Pereira
Rosário Stone
13.00 Avaliação
13.30 Encerramento

Curso
4

Curso Avançado de Simulação em Pediatria

Coordenação: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 09.00 SALAS ALBUFEIRA PISO 0 20 € 120.00

Formadores do Curso

 

- Elsa Santos

- Filipa Marques

- Joana Rios

- Miguel Figueiredo

- Miguel Fonte

- Milagros Garcia

- Pedro Garcia

- Rafael Marques

 

Objectivos

 

O ensino da medicina está a mudar. Ambientes como a urgência, unidades de cuidados intensivos, bloco operatório, bloco de partos e até mesmo a enfermaria, são classificados como organizações de alta complexidade e de risco potencial para a ocorrência de eventos adversos sérios. A Educação Médica Baseada em Simulação (EMBS) tem vindo a afirmar-se como instrumento capaz de colmatar estes deficits da aprendizagem tradicional, com particular relevância em Pediatria. Neste curso, situações clínicas baseadas em casos reais são reproduzidas num manequim pediátrico avançado com capacidade de mimetizar sons respiratórios, batimentos cardíacos, cianose, convulsões … e que também fala!

 

O objectivo do curso é a aprendizagem através de situações muito próximas da realidade do dia a dia e a identificação de áreas em que o aluno necessita de mais formação específica.

 

Os formandos terão oportunidade de exercitar em Cenários de doença aguda pediátrica retirados de UCIP, urgências, emergências e de consultas externas, que serão simulados com o objectivo de melhorar os cuidados ao doente e sobretudo a sua segurança.

 

Na sala de simulação, emequipas de 4 ou 5 elementos, os formandos actuam em tempo real, dependendo unicamente da equipa, a evolução do doente, minuto a minuto. Os casos são gravados em vídeo e posteriormente projectados, analisados e discutidos com um moderador (debriefing). No debriefing é usado o software do simulador que integra o monitor multiparamétrico observado pela equipa durante o caso, junto com os eventos importantes, as atitudes da equipa e o vídeo da actuação.

 

O curso é desenvolvido com casos práticos, não há sessões teóricas.

 

9.00 Apresentação do curso e objectivos
9.15 Avaliação de conhecimentos pré-curso
9.30 Briefing - Explicação do simulador, possibilidades técnicas e normas de actuação. Designação dos papéis dentro de cada equipa.
10.00 Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal)
Debriefing
11.15 INTERVALO
11.30 Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal)
Debriefing
13.00 ALMOÇO
14.00 Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal)
Debriefing
17.00 Avaliação de conhecimentos pós curso
Avaliação do curso e comentários finais
17.30 Encerramento
Curso
5

Investigação Clínica: do desenho do projecto à publicação

Coordenação: Fernanda Rodrigues

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 09.00 SALA ALCOUTIM PISO 4 30 € 35.00

Objectivos

 

A investigação clínica é uma área essencial para a promoção do conhecimento e formação profissional, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de prestação de cuidados de saúde.

 

As metodologias epidemiológica e bioestatística são essenciais para o planeamento, execução, análise e interpretação de resultados nos estudos de investigação em área da saúde.Nesse sentido, a SPP programou um curso destinado a internos de pediatria e pediatras, que visa promover nos participantes o reconhecimento da importância e o interesse pela investigação clínica, procurando melhorar as competências aos níveis do desenho de estudos de investigação, análise e interpretação de resultados e sua apresentação pública.

 

09.00
Moderador: Inês Azevedo
Investigação em Pediatria
- Porquê investigar
- Como escolher o tema
- A preparação do Projecto
- Tipos de estudo
Ricardo Fernandes
Pesquisa Bibliográfica
Helena Donato
10.30 INTERVALO
11.00
Moderador: Inês Azevedo
OBJECTIVOS DE INVESTIGAÇÃO E VARIÁVEIS
Ausenda Machado
- Elaboração de uma base de dados
- Estatística descritiva
- Análise estatística mais utilizada na comparação de grupos
13.00 ALMOÇO
14.15
Moderador: Ricardo Fernandes
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS (1):
Como elaborar um Poster e uma Comunicação Oral
Helena Donato
Escrita científica: porquê publicar, como escolher a revista, importância e significado dos índices bibliométricos
Helena Donato
Tipos de artigo científico.
Isabel Esteves
16.00 INTERVALO
16.30
Moderador: Ricardo Fernandes
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS (2):
Preparação do Manuscrito
Helena Donato
A Perspectiva do Editor
- O manuscrito
- Como responder ao revisor
- Como fazer a revisão de um artigo
Isabel Esteves
18.00 Avaliação
18.30 Encerramento

Curso
6

Neurodesenvolvimento - Linguagem

Coordenação: Maria Júlia Guimarães

Data Hora Sala Lugares Preço
2014-10-16 14.00 SALA MONCHIQUE PISO 0 35 € 25.00

 

Formandos

 

A selecção dos formandos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

- Ano de Internato: 25 vagas prioritárias para internos do internato específico de pediatria, restantes vagas para outros especialistas.

- Ordem de inscrição.

 

Objectivos

 

A linguagem, área nobre do neurodesenvolvimento pediátrico, é resultado da evolução neuromotora, cognitiva e social da criança. A complexidade da sua aquisição, em paralelo com a necessidade de um conhecimento seguro dos múltiplos factores intervenientes e da patologia mais frequente, obrigam a uma preparação científica actualizada dos profissionais de saúde. Esta preparação, assim como o treino no uso de técnicas de rastreio e avaliação clínica adequadas, são os objectivos fundamentais deste Curso de Neurodesenvolvimento.

 

14.00
Neurobiologia da linguagem
São Luís Castro
Desenvolvimento da linguagem
Maria do Carmo Vale
Variantes do normal: rastreio e avaliação
Mónica Pinto
15.30 INTERVALO
16.20
Classificação e caracterização clínica
Luísa Teles
Linguagem e aprendizagem académica
Micaela Guardiano
18.20 Avaliação
18.50 Encerramento

Organização
Parceiros SPP
2014 © CONGRESSO NACIONAL DE PEDIATRIA Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-08-23