Cursos Pré-congresso
1
Actualizações em Pediatria
Coordenação: Amélia Cavaco
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 09.00 | SALA TAVIRA PISO 2 | 100 | € 25.00 |
Objetivos
Este programa foi concebido como uma revisão e atualização geral em tópicos pediátricos, de relevância na prática clínica diária abrangendo temas relacionados com a promoção de saúde infantil, problemáticas da adolescência, resolução de problemas em situações clínicas comuns em Pediatria e condução prática de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. O curso destina-se a Pediatras, Internos de Pediatria, Médicos de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde cuja área de actuação seja a saúde da criança.
09.00 |
Moderador: Mónica Oliva
Nutrição Infantil - o que há de novo
António Guerra
Situações dermatológicas em consulta de urgência
Gustavo Januário
A Criança que cresce mal
Rute Neves
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11.00 | INTERVALO |
11.20 |
Moderador: João Estrada
Tosse
Teresa Bandeira
Adolescentes - a sexualidade e contracepção
Elisabete Santos
Repercussões hematológicas das doenças sistémicas
Anabela Ferrão
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13.00 | ALMOÇO |
14.00 |
Moderador: José Guimarães
Radiografia do Toráx
Maria José Noruegas
Terapêutica inalatória
Celeste Barreto
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16.00 | INTERVALO |
16.20 |
Moderador: Amélia Cavaco
Novas Vacinas
Fernanda Rodrigues
Claudicaçao da marcha em idade Pediátrica
Cristina Alves
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18.20 | Avaliação |
18.50 | Encerramento |
2
Neonatologia para Internos de Pediatria
Coordenação: Rosalina Barroso
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 09.00 | SALAS LAGOS PISO 0 | 35 | € 35.00 |
Objetivos
Destinado preferencialmente a internos de pediatria dos últimos anos do internato, este curso teórico-prático aborda temas de medicina perinatal essenciais na formação em Neonatologia. Pretende-se que o curso seja interativo com apresentação de casos clínicos e cenários práticos. Avaliação final quantitativa (escolha múltipla), aprovação: > 70%.
Pretende-se que no final do curso os internos tenham capacidade para:
1) Avaliação de fatores de risco perinatal (história clínica, CTG e perfil biofísico).
2) Antecipação de necessidade de reanimação, equipamento necessário e particularidades da reanimação de acordo com idade gestacional.
3) Mecanismos fisiopatológicos, estabilização na sala de partos, transporte e tratamento de RN com asfixia perinatal.
4) Nutrição entérica do RN de termo e pré termo, vitaminas e metabolismo fosfocálcico.
5) Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido base nas diferentes idades gestacionais incluindo alterações iónicas.
6) Indicações, limitações e prescrição de nutrição parentérica.
09.00 |
Obstetrícia para futuros pediatras
Ana Cunha
Reanimação no RN de termo e pré-termo
Almerinda Pereira
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11.00 | INTERVALO |
11.30 |
Asfixia perinatal - da sala de partos à hipotermia
Cristina Matos
Nutrição entérica, vitaminas e minerais
Israel Macedo
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13.30 | ALMOÇO |
14.30 |
Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido base
Henrique Soares
Nutrição parentérica
Luis Pereira da Silva
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16.30 | INTERVALO |
17.00 |
Casos clínicos e cenários práticos
José Luis Nunes
Carmen Carvalho
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18.00 | Avaliação |
19.00 | Encerramento |
3
Ética
Coordenação: Rosário Stone
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 09.00 | SALA MONCHIQUE PISO 0 | 25 | € 20.00 |
Objetivos
Reflectir sobre a informação obtida e melhorar, de uma perspectiva ética, o conhecimento e a prática clínica.
09.00 |
I - FUNDAMENTOS
Moderador: Filipe Almeida
Princípios
Filipe Almeida
Aspectos legais
André Pereira
Consentimento informado
Rosário Stone
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11.00 | INTERVALO |
11.30 |
II - PRÁTICA
Moderador: Maria Céu Machado
Apreciação de situações concretas
Filipe Almeida
André Pereira
Rosário Stone
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13.00 | Avaliação |
13.30 | Encerramento |
4
Curso Avançado de Simulação em Pediatria
Coordenação: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 09.00 | SALAS ALBUFEIRA PISO 0 | 20 | € 120.00 |
Formadores do Curso
- Elsa Santos
- Filipa Marques
- Joana Rios
- Miguel Figueiredo
- Miguel Fonte
- Milagros Garcia
- Pedro Garcia
- Rafael Marques
Objectivos
O ensino da medicina está a mudar. Ambientes como a urgência, unidades de cuidados intensivos, bloco operatório, bloco de partos e até mesmo a enfermaria, são classificados como organizações de alta complexidade e de risco potencial para a ocorrência de eventos adversos sérios. A Educação Médica Baseada em Simulação (EMBS) tem vindo a afirmar-se como instrumento capaz de colmatar estes deficits da aprendizagem tradicional, com particular relevância em Pediatria. Neste curso, situações clínicas baseadas em casos reais são reproduzidas num manequim pediátrico avançado com capacidade de mimetizar sons respiratórios, batimentos cardíacos, cianose, convulsões … e que também fala!
O objectivo do curso é a aprendizagem através de situações muito próximas da realidade do dia a dia e a identificação de áreas em que o aluno necessita de mais formação específica.
Os formandos terão oportunidade de exercitar em Cenários de doença aguda pediátrica retirados de UCIP, urgências, emergências e de consultas externas, que serão simulados com o objectivo de melhorar os cuidados ao doente e sobretudo a sua segurança.
Na sala de simulação, emequipas de 4 ou 5 elementos, os formandos actuam em tempo real, dependendo unicamente da equipa, a evolução do doente, minuto a minuto. Os casos são gravados em vídeo e posteriormente projectados, analisados e discutidos com um moderador (debriefing). No debriefing é usado o software do simulador que integra o monitor multiparamétrico observado pela equipa durante o caso, junto com os eventos importantes, as atitudes da equipa e o vídeo da actuação.
O curso é desenvolvido com casos práticos, não há sessões teóricas.
9.00 | Apresentação do curso e objectivos |
9.15 | Avaliação de conhecimentos pré-curso |
9.30 | Briefing - Explicação do simulador, possibilidades técnicas e normas de actuação. Designação dos papéis dentro de cada equipa. |
10.00 |
Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal) Debriefing |
11.15 | INTERVALO |
11.30 |
Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal) Debriefing |
13.00 | ALMOÇO |
14.00 |
Cenários (Urgência/Transporte/Trauma/RCR) (Pediátrico/Neonatal) Debriefing |
17.00 |
Avaliação de conhecimentos pós curso Avaliação do curso e comentários finais |
17.30 | Encerramento |
5
Investigação Clínica: do desenho do projecto à publicação
Coordenação: Fernanda Rodrigues
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 09.00 | SALA ALCOUTIM PISO 4 | 30 | € 35.00 |
Objectivos
A investigação clínica é uma área essencial para a promoção do conhecimento e formação profissional, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de prestação de cuidados de saúde.
As metodologias epidemiológica e bioestatística são essenciais para o planeamento, execução, análise e interpretação de resultados nos estudos de investigação em área da saúde.Nesse sentido, a SPP programou um curso destinado a internos de pediatria e pediatras, que visa promover nos participantes o reconhecimento da importância e o interesse pela investigação clínica, procurando melhorar as competências aos níveis do desenho de estudos de investigação, análise e interpretação de resultados e sua apresentação pública.
09.00 |
Moderador: Inês Azevedo
Investigação em Pediatria
- Porquê investigar- Como escolher o tema - A preparação do Projecto - Tipos de estudo
Ricardo Fernandes
Pesquisa Bibliográfica
Helena Donato
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10.30 | INTERVALO |
11.00 |
Moderador: Inês Azevedo
OBJECTIVOS DE INVESTIGAÇÃO E VARIÁVEIS
Ausenda Machado
- Elaboração de uma base de dados
- Estatística descritiva
- Análise estatística mais utilizada na comparação de grupos
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13.00 | ALMOÇO |
14.15 |
Moderador: Ricardo Fernandes
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS (1):
Como elaborar um Poster e uma Comunicação Oral
Helena Donato
Escrita científica: porquê publicar, como escolher a revista, importância e significado dos índices bibliométricos
Helena Donato
Tipos de artigo científico.
Isabel Esteves
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16.00 | INTERVALO |
16.30 |
Moderador: Ricardo Fernandes
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS (2):
Preparação do Manuscrito
Helena Donato
A Perspectiva do Editor
- O manuscrito
- Como responder ao revisor
- Como fazer a revisão de um artigo
Isabel Esteves
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18.00 | Avaliação |
18.30 | Encerramento |
6
Neurodesenvolvimento - Linguagem
Coordenação: Maria Júlia Guimarães
Data | Hora | Sala | Lugares | Preço |
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2014-10-16 | 14.00 | SALA MONCHIQUE PISO 0 | 35 | € 25.00 |
Formandos
A selecção dos formandos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
- Ano de Internato: 25 vagas prioritárias para internos do internato específico de pediatria, restantes vagas para outros especialistas.
- Ordem de inscrição.
Objectivos
A linguagem, área nobre do neurodesenvolvimento pediátrico, é resultado da evolução neuromotora, cognitiva e social da criança. A complexidade da sua aquisição, em paralelo com a necessidade de um conhecimento seguro dos múltiplos factores intervenientes e da patologia mais frequente, obrigam a uma preparação científica actualizada dos profissionais de saúde. Esta preparação, assim como o treino no uso de técnicas de rastreio e avaliação clínica adequadas, são os objectivos fundamentais deste Curso de Neurodesenvolvimento.
14.00 |
Neurobiologia da linguagem
São Luís Castro
Desenvolvimento da linguagem
Maria do Carmo Vale
Variantes do normal: rastreio e avaliação
Mónica Pinto
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15.30 | INTERVALO |
16.20 |
Classificação e caracterização clínica
Luísa Teles
Linguagem e aprendizagem académica
Micaela Guardiano
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18.20 | Avaliação |
18.50 | Encerramento |